sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Vamos saber mais um pouco sobre Reflexologia?


HISTÓRIA: O registro mais antigo dessa terapia encontra-se na gravura do túmulo egípcio do ano 2330 a. C na qual aparece uma pessoa segurando o pé de outra e massageando a planta. Também era praticada por algumas tribos primitivas da África.

Mas foi no início do século, que a reflexologia foi introduzida no ocidente pelo Dr. William Fitzgerald. Ele estudou e notou que a pressão em pontos específicos existentes nos pés, estimulava o corpo a curar a si mesmo.

A reflexologia é uma prática da Medicina Natural que consiste na aplicação de pressões rítmicas em pontos reflexos específicos, localizados nos pés e nas mãos e que correspondem às zonas diferentes do corpo.

Essa técnica é usada para restaurar e manter o equilíbrio natural do corpo e estimular a cura.

Como é aplicada?

A pressão é aplicada nas áreas reflexas dos pés, com o paciente confortavelmente deitado. São usadas técnicas específicas, que promovem mudanças fisiológicas no corpo.
Não é usado nenhum tipo de instrumento, somente as mãos da terapeuta, álcool para a assepsia, essências e cremes para um melhor deslizamento.

A reflexologia é aplicada pela terapeuta juntamente com o apoio de duas outras terapias: a aromaterapia que consiste na aplicação e/ou borrifação no ambiente com óleos essenciais, especialmente escolhidos para cada situação do paciente, em busca do alívio de sintomas através da inalação dos aromas E da musicoterapia, que consiste em aliviar o estado emocional, físico, comportamental e comunicativo através de respostas dadas pela música.

Os benefícios
A reflexologia permite a recuperação gradativa do bem-estar, ativando o mecanismo de cura que existe no interior de cada um de nós. Logo nas primeiras sessões já é possível ver uma significativa melhoria do humor, ter uma sensação de relaxamento físico e mental, melhora do funcionamento dos rins e intestinos. Com a prática de várias sessões, podem-se aliviar os mais variados males, como o Estresse agudo, Angústia, Depressão, Ansiedade, Dor-de-Cabeça, Acne, Síndrome Pré-Menstrual, Asma, Problemas Digestivos, ajudando até no emagrecimento, entre outros.

"Seus pés caminham sobre a terra e através deles o seu espírito se une ao Universo".

Não deve ser confundida com a massagem básica dos pés ou com massagem de corpo de maneira geral – é uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés, com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam um microcosmos do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo, estão dispostos num arranjo similar, na planta dos nossos pés.

A reflexologia é uma arte suave, uma ciência e um método muito eficaz de tratamento.

É uma técnica curativa holística – o termo holístico é derivado da palavra grega Holos que significa "inteiro" e, assim, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito.

 
Bem, nós não podemos evitar o stress. Vivemos com stress e dentro do stress. A Organização Mundial de Saúde afirma que pelo menos 75% das doenças, nos países ocidentais, estão intimamente relacionadas com o stress. A reflexologia poderá reduzir os níveis de stress ao estimular um relaxamento mais profundo e tranquilo.

A reflexologia limpa o nosso corpo
O nosso corpo tem os seus próprios mecanismos para limpar as toxinas e outras impurezas que se vão acumulando. Se estes deixam de funcionar corretamente então, dá-se um aumento de toxinas no organismo.

Um corpo saudável é como uma casa saudável e é preciso tirar o lixo para fora com regularidade. Ao causar um relaxamento profundo, a reflexologia leva todos os sistemas do organismo funcionem de maneira mais eficiente, incluindo os relacionados com a excreção.


QUAIS OS MAIORES BENEFÍCIOS DA REFLEXOLOGIA?

- Relaxa o corpo, a mente e o espírito;
- Normaliza as funções corporais;
- Melhora a circulação sanguínea;
- Melhora a comunicação nervosa;
- Aumenta as capacidades do sistema imunitário;
- Alivia a dor;
- Trata a pessoa no seu todo.

Público ao qual é direcionado a Reflexologia:
A Reflexologia não faz discriminação, não exitem fronteiras, nem limitações!
Pessoas de qualquer idade ou sexo - idosos, mulheres, homens, adolescentes, crianças e até bebês podem se beneficiar com a Reflexologia.

É extremamente importante a colaboração do paciente ao permitir-se propiciar a si mesmo o direito de poder ficar bem e em total harmonia.

Nas grávidas, os massagistas concentram a massagem nos pontos que combatem dores lombares, ansiedade e aqueles que propiciam um equilíbrio das funções orgânicas, como a digestão e o controle da bexiga.

Atenção:

1. Antes de fazer a massagem, verifique com o obstetra se ele não vê nenhum impedimento.
Pacientes que apresentem trombose, flebite, gravidez em casos de existirem históricos de aborto espontâneos e nos pacientes portadores de fungos, feridas, ou qualquer outro tipo de erupção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário