segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sobre o chá




Hoje vamos falar sobre uma técnica milenar que faz bem ao organismo e é extremamente fácil e barata! Se interessou? Então continue a leitura...

Estou falando sobre o chá. Bastante popular, essa bebida nos auxilia em diversas situações de emergência, naquelas horas em que precisamos relaxar, para quando nos aparece problemas gastrointestinais, cólicas mentruais, para auxiliar na diurese , problemas inflamatórios entre tantos outros.

UM POUCO DA HISTÓRIA...

O chá, segundo registros, tem origem chinesa, mas o Japão foi o responsável pela divulgação da utilização do chá fora da China. Lá, o chá passou a fazer parte de rituais religiosos Zen Budistas e tornou-se parte primordial da educação japonesa conhecida como "Chanoyu" ou " Cerimônia do Chá". A arte do chá cultiva quatro virtudes básicas: harmonia, respeito, pureza e serenidade. Durante a cerimônia, o anfitrião deve saber criar a atmosfera adequada para que estes princípios sejam sentidos intensamente pelos participantes.

 Pela Europa, a importação do chá foi  estabelecida pelos holandeses e portugueses no século XVI. Só depois entrou na Rússia, Alemanha e França. No século XIX, o chá passou  a ser parte integrante da vida inglesa, principalmente entre a nobreza. Até hoje o chá é um elemento de forte presença por lá. Já os norte-americanos, preferem a forma do chá gelado, nos dias de verão. Costume adquirido há apenas algumas décadas.

No Brasil, a relação com o chá vem crescendo, o problema é que ele ainda é relacionado por alguns, apenas como cura de doenças e não como um ato de apreciação de uma bela xícara, como fazem os orientais e ingleses.O Chá possui sim benefícios terapêuticos como definirei aqui a seguir, mas vamos lembrar que ele é e deve ser, apreciado fora desses padrões. Gelado no verão, quentinho no inverno.

A seguir, confira alguns chás medicinais feitos a partir de plantas da flora brasileira:

Alcaçuz: O chá trata doença nos chineses há 3mil anos. Seu sabor adocicado permite ser um chá com ação diurética, laxante, expectorante e também calmante. Funciona como antinflamatório, acalma a dor e é um poderoso antialérgico. Indicado para: inflamação do ventre, urinárias, calmante de dores e combate à cárie.

Alecrim: Indicado como chá para esgotamento cerebral, tênue depressão, distúrbios intestinais e dores reumática. Deve ser feita uma infusão bem fraca, com poucas folhas e pouquíssimas flores, pois em doses fortes o chá pode causar irritações gastrintestinais e nefrite.

Arruda: Tradicional calmante de nervos. Feito com poucas folhas. Altamente perigoso o uso de doses fortes e elevadas. Não recomendado em mulheres grávidas. Indicado para dor de cabeça, vermífugo, combate ao mau hálito.

Camomila: Extremante delicado e aroma suave, mas possui muita eficácia como antiinflamatório e pertubações estomacais, combate cólicas e a formação de gases estomacais. Merece lugar certo em nossas casas por seu poder medicinal: espasmos, cólicas menstruais, diarréia, dor de barriga e náuseas.

Cavalinha: Sempre a recomendo às minhas pacientes que pretendem ajudar durante seus tratamentos de redução de medida, por seu efeito diurético eficaz. A cavalinha também atua nas fibras elásticas auxiliando a diminuição do colesterol.

Malva: Erva fácil de se encontrar e com ela é permitido fazer um chá medicinal muito conceituado desde a época medieval. Usada contra dores, tosse e doenças da laringe. Ótima para fumantes. Recomenda-se o uso do chá em situação de crise.

Boldo: Digestivo

Hortelã: Expectorante, combate a gripe e a formação de gases

Erva cidreira: Calmante, antiespasmódico, digestivo e analgésico

Erva doce: Expectorante e antiespasmódico

Carqueja: Estimula o apetite, digestivo e diurético.

Espero que tenham curtido o post de hoje.
Comentem e deixem sugestões.

Abraço a todos.

Marcella Leão