segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Especial ACNE

Não usarei aqui muitos termos científicos, pois a minha intenção é poder fazer com que as pessoas tenham informações fáceis, claras e objetivas. Deixarei coisas muito específicas para um 2º momento. 

Agradeço a atenção.

A Acne é um problema que afeta muitas pessoas. Ela não é nada agradável. Tanto do contexto externo, pela "deformidade" estética causada por vermelhidões locais, inchaços e que muitas vezes causam dores, como também incômodos internos, problemas com a auto-imagem, que se estendido por longos períodos, sem solução, causa um sério dano à auto-estima.

Temos diversos graus da acne e não devemos tratá-la somente como um problema de estética e sim como um problema também de saúde.
Os graus de acne são:


Grau I - Acne Comedônica: Presença predominante de comedões. Algumas pápulas e raras pústulas não alteram o grau.
  
Grau II - Acne Pápulo-Pustulosa: Presença de comedões, pápulas eritematosas (avermelhadas) e pústulas.

Grau III - Acne Nódulo-Cística: Presença de comedões, pápulas, pústulas e cistos. Pela ruptura da parede do folículo formam-se cistos.

Grau IV - Acne Conglobata: cravos, espinhas pequenas e grandes lesões císticas, com muita inflamação e aspecto desfigurante
  

*Comedões (cravos); pápulas (constituídas de lesões arredondadas, endurecidas, eritematosas, mais altas); pústulas, (quando se nota o pus); nódulos (lesões profundas e duras) e abscessos.

Devemos TRATAR a acne, não superficialmente, esporádicamente, deve se ter uma rotina para o combate e controle da acne.

Tais como: limpeza de pele constantes, cuidados de manutenção em casa (Home Care), cuidados SIM com a alimentação e porque não também fazer menção aos cuidados emocionais que é realmente um dos fatores bem desencadeantes da acne.

Lembre-se de que somos um TODO: corpo, mente e espírito e necessitamos trabalhar todas as áreas para ter um completo resultado satisfatório.

RECOMENDAÇÕES:- Lavar a pele com sabonete indicado pela sua dermatologista ou esteticista. Não quer ter erro? Opte sempre por um sabonete neutro. De PH baixo ousabonetes específicos para tratamentos de pele acnéicas.

OBS: Cuidados nunca são demais. E uma observação preciosa é olhar a composição dos sabonetes específicos à acne, pois elespodem conter o Ácido Acetil Salicílico. Evite se você é alérgico a esse componente. Pode causar inchaço e coceiras

P: O que acontece se eu usar o sabonete errado para a minha pele com acne?


R: Sabonetes "errados" causam efeitos contrários do que se quer. São aqueled com PH altos, ou seja, ácidos. Você tem a falsa sensação de que está limpando a sua pele e na verdade está causando um aumento excessivo da produção. Bom, mais ou menos assim: eles retiram excessivamente o sebo e a proteção natural da nossa pele. No começo ele proporciona a sensação de uma limpeza "profunda" , sem deixar a pele com o aspecto oleoso. Mas produz um efeito contrário. Com o passar de algumas horas, a pele começará a produzir mais oleosidade para devolver à proteção retirada da pele. Isso é fatal às peles acnéicas já que elas precisam ficar longe de mais oleosidade. O ideal é manter a pele sempre limpa, mas equilibrada, nem seca, nem oleosa. Repetindo: opte por sabonetes neutros ou especiais ao seu caso.

P: Como devo cuidar da minha pele?


R: Bom já falei e reforcei sobre a importância do uso correto do sabonete adequado à pele com acne. Além disso, o Home Care (como se chama o cuidado que você precisa ter em casa após o tratamento em cabine) é fundamental para dar continuidade ao controle da acne. Isso se dá com o uso do sabonete, tônico e esfoliante devidamente recomendados por um especialista, seja ele seu médico dermatologista ou um esteticista de sua confiança. Evite também nesses casos escolher e usar produtos por conta própria, pois poderá ocorrer machas, inchaços, vermelhidão (eritemas), coceiras entre outros processos graves. Tome muito cuidado durante a esfoliação, para não causar aberturas nas pústulas. Deixando-as abertas, é uma porta de entrada para infecções! Esfolie de acordo também com a recomendação de quem acompanha o seu tratamento. Causar machucados na pele durante esse processo é mais comum ( e dolorido) do que se pode imaginar. Mantenha sempre o bom senso, cuidado!

Outro caso também muito comum são de pessoas com acne usarem hidratantes, protetores solares e maquiagens que contribuem para o fechamento dos poros e aumento da oleosidade ( sem contar com a péssima retirada desses resíduos). Não se deve deixar de usá-los, apenas devemos prestar mais atenção às embalagens desses produtos antes da compra e consequentemente, do uso. O ideal é que eles sejam em gel, ou livres de óleo (Oil Free) ou os não comendônicos. Sendo assim, haverá mais segurança ao usar certos produtos que são fundamentais no nosso dia a dia, sem comprometer a saúde da pele e muito menos desfazer o que seu tratamento pode fazer por você no combate e controle das acnes.
 

Como prevenir?


Procurar tratamento desde o aparecimento dos sintomas é de grande valia para prevenir cicatrizes e para melhor controle do quadro.

Apoio psicológico (às vezes se faz necessário) auxilia o paciente a entender os fatos e facilitar o tratamento.


Fator emocional X acne: Fases de estresse, ansiedade, preocupação ou depressão, é o etopim para o aparecimento e agravamento da acne.

Embora a acne seja a causada por diversos agentes , como a tendência hereditária, tipo da pele, excesso da gordura cutânea, estímulos alimentares, poucos ou nenhum cuidado com a a higiene, cosméticos inadequados, o equilíbrio emocional também é fundamental, pois o desequilíbrio emocional evita a produção de hormônios controladores da formação de comedões.

Sem esse sistema em equilíbrio o resultado é o aparecimento de mais espinhas e comendões. Por causa da alteração orgânica. Também não se pode deixar de lado o fator emocional em relação ao controle da ansiedade, que leva a pessoa ao hábito de espremer cravos e espinhas, causando escoriações, lesões complicadas, inflamações sérias e perigosas.

Questionário com Thammy Spears: ESPECIAL ACNE


P: Desde que idade vc tem acne?

R: Começou por volta dos 15 anos.

P: O que o melhoramento da sua pele significou para vc? Mudou sua auto-estima?


R: Sim mudou! Hoje me sinto bem melhor com relação a aparencia. Além de ser muito pratico, tenho usado cada vez menos maquiagem!!

P: As pessoas notaram a melhora da sua imagem?


R: Todo mundo comenta e elogia bastante.

P: Em quantas sessões vc pode notar o melhoramento da sua pele?


R: Já na segunda sessão eu senti uma diferença enorme. E é claro, que quanto mais você se dedica e faz as limpezas
o resultado se torna bem mais rapido.


P: As acnes realmente diminuíram?


R: Diminuiram muito!

P: Qual a rotina de cuidado com a sua pele?


R: Limpo a pele de manhã e quando vou dormir, uso filtro solar, como muitas frutas e verduras e faço limpeza profunda a cada 15 dias.

P: Como era o seu cuidado com a pele antes do tratamento? o que mudou após as sessões?


R: Eu tinha o hábito de mexer nas espinhas o que fazia com que piorasse. Hoje não mais... Também mudei a minha alimetação, isso foi fundamental!

P: Segue algum Home Care?


R: Faço esfoliações duas vezes por semana, aplico máscaras para hidratar e aplico gel anti-acne antes de dormir.

P: Recomendaria o tratamento às pessoas? Por quê?

R: Lógico! É ótimo ter a pele saudável e limpa.



Confira a evolução da nossa queridíssima Thammy Spears: foram feitas 5 semanas intensivas, com intervalos de 15 dias entre as limpezas profundas. No entanto, como ela mesma nos conta, ajudava em casa com o Home Care, limepza e tonificação adequada em casa. Depois desse período intensivo, podemos dar um intervalo maior entre as limpezas de pele.

1ª semana

2ª semana


3ª semana


4ª semana


5ª semana