terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Cuide-se bem com: chá


Aproveitando o post de ontem sobre o chá, hoje resolvi postar  mais sobre os benefícios que podemos obter através dele.

COLESTEROL

As doenças cardiovasculares estão intimamente ligadas ao excesso de colesterol na circulação sanguínea. Também contribuem para a formação de placas que se fixam dentro das artérias, causando sérios problemas à saúde.
Ervas para tratamento: 

  • Boldo do Chile: O chá é tônico, consagrado nos casos de afecções e cálculos do fígado, contra digestão difícil e hiperacidez. Também evita cólicas.
  • Folhas de Nabo: Eficaz na tosse, bronquites, sinusites, afecções da bexiga e dos rins.
  • Graviola: Excelente no tratamento do diabetes, colesterol, pressão alta e obesidade.
  • Maça desidratada: Rica em vitaminas e minerais, essencial na desintoxicação do organismo. Atua no combate ao colesterol, arteriosclerose, circulação do sangue e nos processos de emagrecimento. O Chá mantém o equilíbrio hídrico do nosso corpo.


CÓLICAS MENSTRUAIS


Elas resultam de contrações dolorosas ou espasmos da musculatura uterina.


Ervas para tratamento:



  • Hibiscos: Extremamente saborosa, levemente laxante. Possui propriedades calmantes. Favorece na digestão lenta e difícil, acalma os espasmos e cólicas uterinas e gastrointestinais. 
  • Sálvia: Nas gripes, resfriados, tosse asmática e problemas digestivos, dores nos membros e cefaleia. Nos esgotamentos físicos e mentais. Combate diabetes e fraqueza sexual. Fortalece e regula a pressão arterial. Esse chá, tomado antes de se deitar, revigora todo o organismo.
 
STRESS


A agitação do meio externo e estímulos agressivos da vida moderna, provocam reações no organismo, resultando diversos sintomas, tanto psíquicos, quanto físicos e mentais. é um desgaste emocional profundo, levando a pessoa muitas vezes ao desespero, perda de memória, da motivação, da criatividade, da vontade de relacionar-se. Geralmente apresenta agressividade e mau humor. É muito comum também, a pessoa apresentar falta de energia e dores generalizadas pelo corpo, principalmente nas costas e na cabeça. Pode também apresentar distúrbios gástricos e do sono.


  • Canela: (Casca) Estimulante, eleva a pressão sanguínea.
  • Cavalinha: Possui excelentes propriedades hemostáticas, digestivas e diuréticas. É remineralizante. empregada também nas cistites, uterites, inflamações, inchaços. Ajuda a recuperar a pele de ferimentos.
  • Flor de jasmim: Extremamente saborosa, diurética. Combate a falta de ar, tosses e gripes.
  • Hortelã: Combate vermes intestinais. Anti-reumática, estimulante, digestiva e refrescante.

ENXAQUECA E CEFALEIA

As dores indicam geralmente um desiquilíbrio no organismo, que muitas vezes podem ter origens emocionais. É importante tratar a causa, o que pode começar com uma mudança nos hábitos alimentares e consequente melhora na qualidade de vida.

  • Flor de laranjeira: Calmante, contra insônia, febre, cálculos renais.
  • Cinco folhas: Poderosa depuradora do sangue. Usada no combate da sífilis, moléstias da pele, cefaleias e dores reumáticas.
  • Erva baleeira: Popularmente conhecida como cortisona natural, é eficaz no reumatismo, artrose e alívio das dores em geral. É anti-inflamatória e atua nas doenças respiratórias.

Como pode-se perceber, mesmo nas indicações a cima, ainda há citação de outras mais que o próprio chá pode servir. 

Um abraço,

Marcella Leão.